Para quem são as consultas de nutrição nos problemas intestinais?
Para homens e mulheres que sofrem com sintomas gastrointestinais como sensação de barriga inchada, gases, arrotos, sensação de enfartamento, diarreia ou prisão de ventre, dores abdominais ou alteração da consistência das fezes ou para todos os que têm problemas de saúde associados à saúde intestinal como doenças autoimunes, infeções recorrentes por bactérias ou fungos, cansaço ou carências nutricionais.
Porque deves ter acompanhamento nutricional nos problemas intestinais?
Dizer que a saúde começa no intestino não é na verdade um grande exagero. De cada vez que comemos, bebemos ou nos expomos a toxinas, bactérias ou fungos estamos a alimentar doenças ou a combatê-las.
Os milhões de bactérias que vivem no nosso intestino, a que chamamos microbioma, são fundamentais para o seu normal funcionamento, ajudando a obter nutrientes a partir dos alimentos e favorecendo o sistema imunitário.
Um desequilíbrio no nosso microbioma, pode gerar um processo inflamatório que afecta o sistema imunitário e se associa a uma infinidade de doenças desde as neurodegenerativas, às autoimunes passando pelas cardiovasculares, doenças gastrointestinais e doenças do sistema reprodutivo.
Para garantir a saúde intestinal é fundamental retirar da dieta alimentos inflamatórios e alimentos que para cada pessoa são alergenos. É ainda importante enriquecer a dieta em alimentos anti-inflamatórios e percursores de enzimas e em alguns casos considerar a suplementação de enzimas e nutrientes que ajudam na reparação da mucosa intestinal.
O que ganhas com as consultas de nutrição nos problemas intestinais?
Com as consultas de nutrição nos problemas intestinais vais: